domingo, 15 de julho de 2012

0 Curiosidades sobre Ucides cordatus (Caranguejo Uçá)

Ocorrência: - O caranguejo uçá, Ucides cordatus cordatus, constitui um elemento típico da fauna dos manguezais e representa um dos mais importantes recursos pesqueiros para as comunidades que habitam as adjacências destes ecossistemas . Distribuem-se ao longo da costa do Atlântico Ocidental, ocorrendo desde a Flórida, Estados Unidos, até cidade de Santa Catarina, Brasil.

Comportamento diário: - Os indivíduos jovens e adultos desta espécie vivem em manguezais com salinidade moderada, habitando galerias largas, sempre retas e relativamente rasas, situadas na zona de intermarés. Permanecem escondidos durante a preamar, com saídas frequentes durante a baixa-mar em busca de alimentos.
A dieta: É constituída preferencialmente de folhas de mangue vermelho (Rhizophora mangle) e de matéria orgânica em decomposição, além de sementes de todas as espécies vegetais existentes no mangue.

Por que estudá-lo? - A degradação dos manguezais afeta diretamente o ciclo de vida do caranguejo-uçá. Essa crescente degradação, associada à escassez de dados referentes à biologia da espécie, prejudica a avaliação efetiva da dimensão do problema (IBAMA, 1994).
Foi observada acentuada redução na dimensão de sua carapaça quando capturados em áreas de grande exploração comercial, bem como a diminuição no número de indivíduos machos por unidade de área, reduzindo, assim, a taxa de renovação deste recurso extrativista (IBAMA, 1994).
Pode-se, desta forma, considerar que o caranguejo-uçá, nestas zonas, vem sofrendo uma sobrepesca crescente. Trabalhos detalhados sobre o levantamento demográfico de populações de U. cordatus em seu habitat são indispensáveis para o monitoramento dos estoques naturais e para o aperfeiçoamento de métodos de cultivo.

Aspectos do ciclo vital: - Antes de ter a forma que conhecemos do caranguejo, o Uçá passa por diferentes fases de larva.

Fonte: Souza, K. P.M.; Costa, R. M.; Abruhosa, F. A. and ; Pereira, L.C. C. Dec. 2006. Effects of different diets on the molt of Ucides cordatus (LINNAEUS, 1763) (Decapoda: Ocypodidae). Bol. Mus. Para. Emilio Goeldi Cienc. Nat. vol.1 no.3 Belém.

480026_249045688532227_648118915_n

Nenhum comentário:

Postar um comentário