quarta-feira, 19 de setembro de 2012

0 Dia Mundial de limpeza de rios e praias

Dia Mundial de limpeza de rios e praias (15 de setembro - 2012)
Local: Praia das Pedrinhas (costa do município de São Gonçalo)
Participantes: - SESC – São Gonçalo; ONG Guardiões do Mar (PROJETO CARANGUEJO UÇÁ); Cooperativas Recooperar Itaboraí e São Gonçalo; Marquize; Demais voluntários.
Todo dia é dia de limpeza para os catadores profissionais. Contudo, a anos movimentos como o do Di

a Mundial de limpeza de rios e praias, possibilita que diferentes segmentos da sociedade civil organizada se reúnem e promovem ações como a da praia das Pedrinhas.
Houve apresentação de esquete teatral, abordando comicamente as consequências de água limpa parada em material reciclável (pneus, garrafas e outros) como focos de crescimento da dengue. A principal atividade foi a coleta de material na orla da praia. Ao final de duas horas, foram pesados mais de 30 sacos de lixo com 702,50 kg de material. A maior porcentagem foi de plásticos1 e vidros2, indicativo de descaso dos frequentadores da localidade.
Lembramos que esse material não poderá passar de passivo ambiental para matéria prima para catadores, pois se encontra contaminado. Perda econômica, ecológica e social. Quando nós, todos, entenderemos que não dá para mudar de planeta?

1= Sua origem é o petróleo, ao ser reciclado, economizamos este combustível e toda a cadeia produtiva para sua reciclagem minimiza gastos em todos os níveis. Lembrando de que os animais marinhos não distinguem plástico de seus alimentos em potencial, podendo morrer ao ingerirem-no.

2= Sua origem é a areia, ao reciclarmos, além do aspecto econômico, poupamos a matéria prima de sua fabricação, energia e afins. Além de diminuir a possibilidade de acidentes para os banhistas desavisados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário