segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

0 2013 – Ano Internacional das Zonas Úmidas

clip_image001
Os pântanos, charcos, turfas, manguezais e afins formam o que se chama de áreas ou Zonas Úmidas. Podem ser naturais ou artificiais, permanentes ou temporárias. Há uma grande biodiversidade, seja de fauna ou flora.
Outra característica está relacionada a água. Pode ser doce, salobra ou salgada. Corrente ou estagnada. Em área marinha são consideradas só as áreas com menos de 6 m de profundidade. Podem ser alimentadas por chuvas, lençóis freáticos, mar e até mesmo passarem períodos do ano em seca. Contudo, no período em que se encontram inundadas é suficiente para manter o ecossitema vivo. As áreas úmidas apresentam dificuldades em sua definição, devido tanto à diversidade de ambientes com estas características, como pela dificuldade de estabelecer sua delimitação, uma vez que são ambientes extremamente dinâmicos.

Na Convenção de Ramsar (Irã – 1971) surgiu o conceito de ZONA ÚMIDA. Foi celebrado um tratado intergovernamental com o objetivo de promover ações nacionais e internacionais para possibilitar a conservação e o uso sustentáveis desses recursos naturais. Hoje há a adesão de 150 países ao tratado.

Na Assembléia Geral das Nações Unidas, em Dezembro de 2010 foi declarado que 2013 seria o ano internacional das Nações Unidas para a cooperação pela água. Elemento fundamental, reconhecido tanto para o desenvolvimento sustentável como para a saúde e o bem estar dos seres humanos.

O objetivo é sensibilizar governos, organizações da sociedade civil e grupos de cidadãos para realizarem atividade que mobilizem a sociedade para a proteção dessas zonas.

Todo o ano o secretariado da Convenção de Ramsar escolhe um tema para as ações e este ano é “As Zonas úmidas e o manejo da Água”.

“As zonas úmidas representam um grande valor socioeconômico, cultural e científico, e sua perda seria irreparável. As zonas úmidas, por sua função de mediação e abastecimento de água, proporcionam serviços ecossistêmicos essenciais, que são benefícios fornecidos às pessoas pela natureza.”( http://www.mma.gov.br/biodiversidade/biodiversidade-aquatica/comfsfglossary/zonas-umidas-convencao-de-ramsar/conven%C3%A7%C3%A3o-de-ramsar)

clip_image002

Nenhum comentário:

Postar um comentário