sexta-feira, 26 de julho de 2013

0 26 de julho, Dia Internacional de Proteção aos Manguezais

O Patinho Feio que na verdade é um Lindo Cisne

Caro leitor (a), como já escrevi outras quando escolhemos um dia para homenagear uma espécie ou ecossitema é por que estamos em via de perde-lo. É o caso dos manguezais...

mangue 3

Contextualização

Com o desenvolvimento humano as grandes cidades se localizaram, em todo o planeta, próximo aos corpos d´água. Não seria diferente com os mangues. Neste caso, com uma agravante, fonte de renda, pela coleta de alimento e madeira (abrigo e olarias), e ainda mais, caminho para descarte de efluentes líquidos de toda a natureza. Se acreditava erradamente de que por ele ser “feio” e com mosquitos não merecia tratamento privilegiado como outros ecossistemas.

O crescimento urbano foi mais célere que o conhecimento técnico e quando os pesquisadores conseguiram revelar ao mundo leigo a importância dos manguezais, para muitos, já estava perdido...

mangue 4Sua Importância

- Amortização e contenção do ambiente marinho com o continente;

- Regulação Térmica;

- Berçário de uma fração significativa de espécies;

- Estrutura física de parte de algumas Teias Alimentares;

- Fornecedor de matéria para pesca e coleta de moluscos e crustáceos (alimentação e comercialização da espécie humana); dentre outros atributos.

Atuais maiores inimigos

- Esgotos in natura, criação de camarões e desmatamento acelerado de sua floresta característica.

Mobilização Internacional

1980: - A Organização das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) publicou um Atlas detalhado sobre manguezais. 1/5 deles relataram, já havia sido destruído.

1998: - O ativista Hayhow foi vitimado enquanto participava de protesto junto a organizações de base e ao Greenpeace Internacional.

2004: - II Assembleia Geral Internacional da REDMANGLAR declarou o Dia Internacional de Proteção aos Ecossistemas de Manguezal.

Um pouquinho de nossa história...

Tenho um amigo, companheiro de trabalho, que levantou, a pouco tempo uma matéria interessante... É fácil lutar pelas espécies animais e ecossistemas consideradas como belas, pela arrasadora maioria das pessoas. Praias, tartarugas, baleias, golfinhos, corais, diga-se de passagem, todas extremamente merecedoras de toda a proteção e cuidado. Mas e os manguezais, histórica e esteticamente mal vistos? – Sempre localizados nos fundos das casas, fábricas... Recebedores do que há de pior do que nós descartamos sem nenhum cuidado ... A Mãe Terra, tão dadivosa ainda, luta bravamente mantendo-os com áreas no mundo todo como verdadeiros santuários, oferecendo alimento e abrigo a todas as espécies, sem discriminação, permitindo silenciosamente seu massacre pela mão do Homem.

554926_272152249553000_1476394773_nBaía de Guanabara, uma esperança... não, uma realidade a ser conservada por todos

Ainda com áreas de manguezal sobre grande pressão humana, a Baía de Guanabara, tem em sua porção leste um oásis. A Área de Proteção Ambiental de Guapimirim e também onde se localiza a Estação Ecológica da Guanabara (APA/ESEC). Um patrimônio que devemos conhecer melhor e ajudar a proteger.

 

Texto Graça Bispo (CRBio 24.417/RJ) e Seleção de Imagens Pedro Belga

Projeto Caranguejo Uçá

Leia também: PNUD apoia projeto para preservação de mangues brasileiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário