terça-feira, 1 de outubro de 2013

0 Defeso Uçá

 

clip_image002Os recursos naturais hoje estão cada vez          mais limitados e fortemente afetados por processos de uso, degradação e exaustão, decorrentes de diversas atividades humanas. Consequência direta, tais recursos estão se tornando cada vez mais caros e legalmente mais protegidos. Ao contrário do ar e da água, a fauna e a flora correm o risco de entrar em extinção e uma vez que isso ocorre não tem como mais recupera-los.

Portando para minimizar isso, foi criado o que chamamos de DEFESO.

Mas o que seria isso?

O defeso é uma medida que visa proteger os organismos aquáticos durante as fases mais críticas de seus ciclos de vida, como a época de sua reprodução ou ainda de seu maior crescimento.

O caranguejo uçá (Ucides cordatus) não corre risco de extinção, pode ser encontrado da Flórida, nos Estados Unidos até Santa Catarina, no Brasil. Porém, em algumas regiões, notou-se a diminuição ou até o desaparecimento deste caranguejo. Devido ao seu porte e produtividade, representa grande importância socioeconômica. Pescadores utilizam a captura do caranguejo como fonte de renda para sua família. Entretanto, são poucos os que respeitam a época em que esse caranguejo está mais vulnerável.

E claro, nós não poderíamos deixar de comentar e lembrar a todos o período de defeso do caranguejo que leva o nome do nosso Projeto.

uça 1Existe uma Portaria do IBAMA (Nº 52/03N de 30 de Setembro de 2003), onde fica proibida a captura, a manutenção em cativeiro, o transporte,          o beneficiamento, a industrialização,                  o armazenamento e a comercialização do caranguejo Uçá (Ucides cordatus), no período de 01 de outubro a 30 de novembro para os machos e 01 de outubro a 30 de dezembro para as fêmeas nas regiões sudeste e sul do Brasil. Aos infratores, serão aplicadas as penalidades e sanções previstas na Lei Federal nº 9605/98 e no Decreto Federal nº 6514/08. Vale ressaltar ainda que durante todo o ano fica proibido a captura e comercialização dos caranguejos com carapaça menor que 6 (seis) cm e fêmeas ovadas.

Portanto, vamos respeitar esse período que o caranguejo necessita para recuperar sua população, só assim podemos evitar o pior: sua extinção. E todos saem ganhando, inclusive aqueles que gostam de degusta-los...

Nenhum comentário:

Postar um comentário