sexta-feira, 21 de março de 2014

0 21 de março, dia Internacional das Florestas

 

Há um ano redigi um texto que abordou o histórico do Dia Internacional das Florestas (21 de março) e o Dia Nacional da Árvore (21 de setembro). Nele falei sobre as importantes “funções que as florestas desempenham”, como regulação do clima; auxílio na infiltração da água, que recarrega o lençol freático e impedimento dos processos erosivos, além da manutenção da fauna nativa. Entretanto, essas importantes funções são negligenciadas quando ocorre desmatamento das áreas de florestas; exploração ilegal de madeira e o dano mais comum que ocorre próximo às cidades, a ocupação imobiliária desordenada.

Na tentativa de modificar essa situação, a ONG Guardiões do Mar criou o Projeto Caranguejo Uçá, que é patrocinado pela Petrobras pelo Programa Petrobras Ambiental. Esse projeto está realizando o reflorestamento de quase 9 hectares de manguezal degradado, localizado na Porção Leste da Baía de Guanabara (Figura 1). O equivalente a 12 campos de futebol do Maracanã.

                          figura 1Figura 1: Vista do local do reflorestamento. Antes da Intervenção do Projeto Caranguejo Uçá.  (Fonte: Guardiões do Mar)

Antes, o que era uma área onde a vegetação original foi retirada e deu lugar a capim, hoje recebe mudas de espécies do ecossistema manguezal, como Mangue-branco, Mangue-preto e Mangue-vermelho (Figura 2).

figura 2
Figura 2:
Área do reflorestamento com espécies já plantadas. (Fonte: Guardiões do Mar)

Um ano após o início do reflorestamento, já é possível ver as funções ecológicas da floresta sendo recuperadas. Uma delas é que algumas mudas plantadas já produziram flores e propágulos (Figura 3). E estes já caíram ao solo, gerando novas plantas, o que auxiliará no futuro, na formação de uma floresta estruturada (Figura 4).

figura 3  Figura 3: Muda de Mangue-branco com flor. (Fonte: Guardiões do Mar)

 

figura 4
     Figura 4:
Propágulos crescendo na área de reflorestamento (Fonte: Guardiões do Mar)

Dessa maneira, o Projeto Caranguejo Uçá comemora com louvor o Dia Internacional das Florestas, contribuindo para o aumento dos bosques de florestas nativas, e a manutenção da biodiversidade dos manguezais.

Guilherme Rodrigues – Engenheiro Florestal

Nenhum comentário:

Postar um comentário