terça-feira, 31 de dezembro de 2013

0 EM DEFESA DO DEFESO

 

Voltamos a falar sobre o DEFESO.

ultima imagem 2013A ANDADA é o período em que os caranguejos, machos e fêmeas ficam mais expostos aos predadores e especialmente aos catadores. Seus instintos de defesa e fuga estão superados pela necessidade de procriação. Nessa época os catadores não precisam colocar o braço no buraco nem colocar armadilhas. Tal fato levou a captura indiscriminada e foi necessário estudos para estabelecimento do DEFESO.

No mês passado um jornal de grande circulação demonstrou como facilmente é burlado o período de proteção a espécie. Conseguiu comprar em Itambí (Município de Itaboraí) caranguejos com facilidade, escreveu o jornalista. Sabemos da seriedade dos responsáveis pela fiscalização e da limitação de recursos humanos e de equipamentos frente a área de manguezal a ser protegida. O que nos causa indignação é que é o próprio usuário do recurso animal que faz isto. Eles recebem o Defeso Federal, complemento da administração municipal (pecuniária e em forma de cesta básica) e ainda assim sabotam a estratégia para proteger seu sustento.

Nós perguntamos: - Onde erramos?... O que precisa ainda mais ser feito?...

A partir de 01 de dezembro fica liberada a catação de machos, pois as fêmeas do Uçá ainda permanecem sob a proteção do DEFESO até dia 31, que é hoje.

Acredito que haja necessidade da criação de uma Guarda Municipal Ambiental para preservação dos recursos de nossa Biodiversidade contra a predação pela espécie humana, pois pelo que parece os incentivos, a mobilização, sensibilização não conseguiram conscientizar a todos.

Caro/a leitor(a), se você tem alguma ideia que possa contribuir para colaborar com a preservação dessa ou de qualquer outra espécie que se encontra sob pressão ou perigo de extinção, entre em contato conosco guardioesdomar@guardioesdomar.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário