quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

0 Projeto Uçá terá nova sede em 2014 e professores e alunos são beneficiados

 

caravana uçáNos últimos 18 meses, programa trabalhou na conscientização ambiental de 23 mil pessoas, entre estudantes e professores. Alunos ficam mais informados sobre a Baía

O Projeto Uçá, que nos últimos dezoito meses atendeu mais de 23 mil pessoas entre alunos e professores das redes estadual e municipal, ganhará nova sede em 2014. Entre outras novidades, o prédio do programa mantido pela ONG Guardiões do Mar contará com laboratório e auditório. As caravanas do Uçá levam para a garotada a coleção didática de animais in vitro (Baía de Guanabara). 

Além de conhecerem os animais, os alunos ainda participam de um jogo de tabuleiro onde a Guanabara é o tema e as crianças são os próprios peões. Após a passagem da caravana pelas escolas, os alunos ficam melhor informados sobre sua posição geográfica na Baía de Guanabara e a importância dos manguezais para o macro ecossistema. Por outro lado, os professores saem das atividades com novas ferramentas didáticas para trabalhar o assunto.

Segundo Pedro Belga, coordenador do Projeto, o Uçá foi o maior presente de aniversário dos Guardiões do Mar. «É um retorno às origens (ambiental) e seus resultados são uma conquista de toda a sociedade. Afinal se conseguirmos crianças e jovens com uma mentalidade ambientalmente correta e socialmente justa, toda a sociedade ganha, hoje e no futuro mais ainda”. 

Com o patrocínio da Petrobras por intermédio do Programa Petrobras Ambiental, os educadores ambientais e biólogos do Uçá vêm percorrendo escolas em seis municípios do leste fluminense no entorno da Baía de Guanabara. O objetivo é mostrar através de trabalhos lúdicos e didáticos que é possível minimizar os impactos da poluição neste ecossistema. Fazer com que jovens e crianças sejam multiplicadores de boas práticas ambientais é o maior objetivo.

Para reaplicar a ideia, o Projeto Uçá fechou parcerias, entre elas, com a Secretaria de Estado de Educação, possibilitando a realização do Curso de formação Continuada para professores. 5.690 professores poderão utilizar novas atividades práticas na área de Educação Ambiental. A Bióloga Sabrina Sodré, gerente de educação ambiental do projeto, destaca a receptividade dos professores e já sonha com alunos melhor informados e replicadores dessas práticas. 

O Projeto dentre outras ações está monitorando as diferentes fases de vida do caranguejo Uçá. Mobilizações e palestras também estão acontecendo para que a população em geral tenha a consciência do papel dos mangues para a vida do planeta.

http://www.ofluminense.com.br/editorias/cidades/projeto-uca-tera-nova-sede-em-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário